12 de maio de 2013

«Vamos lá então perceber as mulheres... mas só um bocadinho»

O post de ontem trazia “água no bico”, e confesso que teria adorado ter os "meus" leitores masculinos -- não são muitos, vá, mas são de qualidade -- a pronunciarem-se efusivamente sobre o tema. Nunca lhes é concedido espaço para a opinião, e quando o permitimos, remetem-se ao silêncio. 。◕‿◕。

Todos sabemos que a eterna quezília entre Adão e Eva, entre o Sr. Xico e a D.ª Micas ou entre nós e os nossos respectivos, é tema para nos alargarmos em discussão. Boa ou má, mas sempre uma discussão com muito pano para mangas. Os genes M e F são diferentes, logo o entendimento nunca será pacífico. Há que convir que não, pronto. Assim as expectativas baixam-se e nunca saem defraudadas (not!).

E se todos nós temos sempre alguma coisa a acrescentar, se há sempre uma agulha para picar, quem melhor do que uma Psicóloga Clínica, habituada a sentar no sofá da sala este grande elefante, para dissecar a matéria, e nos levar às lágrimas com as suas excelsas conclusões?

Ela não é por isso actriz, e aquilo não é realmente uma peça de teatro. Mas é um excelente motivo para sair de casa, e rir até às lágrimas. E eu nunca choro de rir. Nunca. Marta Gautier coliga psicologia e humor, e sobe ao palco para falar abertamente sobre mulheres, dirigindo-se especialmente aos homens. Tudo com o intuito de os fazer entender-nos melhor… mas só um bocadinho. Durante mais de uma hora ela passeia-se desde a adolescência, até à maioridade. Fala das inseguranças e da necessidade de aceitação no liceu, até à vontade de pedir o divórcio só porque o marido tentou ser romântico e a coisa não resultou, já na idade adulta.

Fui ontem assistir à peça ao espectáculo, e enquanto mulher foi “assustador” perceber que afinal há tantos lugares-comum que nos assentam que nem uma luva. Se calhar não somos -- afinal! -- tão diferentes umas das outras. (Porém, a bem da verdade, numa ou noutra situação, não me revi como mulher, sendo total correligionária do extremo masculino.) No entanto confesso-vos: há muito não ria assim.

Os mais curiosos podem levantar o véu do que por lá se ouviu, assistindo ao vídeo de promoção ao espectáculo «Vamos lá então perceber as mulheres... mas só um bocadinho». Vejam, riam, no entanto creiam que ao vivo e na sua total extensão, a coisa tem muito mais graça. Tanta, que já anotei na agenda data para a rever aquando de uma nova visita ao norte. Para mulheres que não se coíbem de rir delas próprias, e para homens que sempre se perguntaram que raio é que nós queremos realmente.




I didn’t translate this post because it has to do with a cultural and entertainment programme in Portugal. Please come back here some other time. Thank you. .¸¸.*

10 comentários:

  1. Respostas
    1. E por acaso ela optou por falar num dos temas menos engraçados. Pelo menos, na minha perspectiva. A peça foi de ir às lágrimas de tanto rir! :'-D

      Eliminar
  2. Às vezes também não será fácil entender os homens, acho que na generalidade acabam por ter mais indecisões sobre o que realmente querem, porque levam mais tempo a aperceber-se do significado daquilo que os rodeia. As mulheres conseguem realmente pensar e fazer várias coisas ao mesmo tempo, a cabeça feminina roda a 100 à hora, a dos homens roda geralmente a 50 à hora...
    Não percebi aquela da excitação e do baton....num balneário só com mulheres?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Laura, nós as mulheres fazemos conexões rápidas sobre muitos temas, vamos de uma ponta à outra num milésimo de segundo, e será difícil acompanhar este ritmo de pensamentos. Se puderes e quiseres rir ainda mais, sugiro que procures outro vídeo no Youtube, o oficial de promoção do espectáculo. Lá ouves mais temas, e é muito mais engraçado. Infelizmente não consegui postá-lo aqui, não percebi porquê!
      Quanto à exitação e ao baton, tinhas de ver todo o espectáculo para entender. Ela começa por falar nisso dos balneários femininos e na excitação, e uma hora depois, remata o tema. É giro. Ela estava sobretudo a ironizar as mulheres que usam e exibem o seu corpo com naturalidade, sem qualquer pudor. Só vendo é que talvez dê para perceber tudo. :-D

      Eliminar
    2. Vou procurar para ver o resto, então...:-)

      Eliminar
  3. Eu já a tinha visto mas noutro programa e tinha achado graça.
    E eu a pensar que o debate tinha sido aberto no post anterior. Terá ficado tudo amedrontado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos, Wallis. Vem para aqui uma gaja com intenção de abrir as hostes sobre algo de que todos têm algo a dizer, e os homens acagaçam-se. Pode ser ainda voltem, espero!

      Eliminar
  4. Não conhecia mas adorava ver esse espetáculo! Adorei essa pequena demonstração, se já me ri nestes 5 minutos nem quero imaginar se fosse ao espetáculo :)

    ResponderEliminar
  5. sabes que ja dei por mim mts vezes a pensar nisso lol
    adorava ver esse espetaculo
    bjs*

    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar