20 de maio de 2013

O meu bolo favorito em fotos | My favorite cake in photos

Ingredientes: 450gr de açúcar amarelo; 250gr de margarina; 600gr de farinha; 3dl de leite; 6 colheres de chá de fermento  em pó; um punhado de avelãs; 9 colheres de chá de Vinho do Porto; 3 colheres de sobremesa de canela.
Ingredients: 450gr brown sugar; 250gr margarine; 600gr flour; 3dl milk; 6 teaspoons of baking powder; a handful of hazelnuts; 9 teaspoons of Port Wine; 3 teaspoons of cinnamon.
Ralar as avelãs. Grate the hazelnuts.
Derreter a margarina, adicionar o açúcar e juntar bem.
Melt the margarine, add the sugar and mix it well.
Adicionar os ovos. Add the eggs.
De seguida, adicionar a farinha. Add the flor then.
Logo a seguir, o fermento e a canela. Soon after, the baking powder and cinnamon.
Verter o leite. Pour the milk.
Misturar o Vinho do Porto. Pour the Port Wine.
Por fim, adicionar a avelã ralada e misturar bem.
Finally, add the grated hazelnuts and mix it well.

Levar ao forno a 200º até estar inteiramente cozido. (Eu contabilizo aproximadamente 50min, mas nisto do tempo nos vários fornos não há receitas transversais.)
Bake at 200 degrees until fully cooked. (I reckon about 50min, but it can vary from oven to oven; there are no cross-cut recipes.)
O aspecto é tosco. Mas o sabor? Delicioso. Não digam a ninguém o nome até que o bolo seja provado, pois será imediatamente aprovado. O nome, esse, diz pouco do que se trata: Bolo Podre.
It looks rough. But the taste? Delicious. Do not tell anyone the name until the cake is tasted, because it will be immediately approved. The name says little of what it is: Rotten Cake.


52 comentários:

  1. Ahhh, este é que é o famosos bolo podre! Nunca provei, nem nunca fiz. Mas tem muito bom aspecto :)
    Tem canela, eu devo gostar de certeza, adoro canela.

    ResponderEliminar
  2. hum é podre mas tem óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Não fazia ideia de que o bolo podre fosse assim...pensei que fosse um bolo mais pobre, como o bolo Salazar, ou coisa do género...:-) As avelãs e o vinho do Porto devem dar-lhe um sabor especial.
    Não te sabia doceira!

    ResponderEliminar
  5. Já comi muitas fatias desse bolo podre.
    É óptimo com leite frio :P
    Excelentes fotografias principalmente a dos ovos

    ResponderEliminar
  6. O aspecto é óptimo! E pelos ingredientes o sabor deve ser ainda melhor! Ai que fome, que gula, que tudo :(

    ResponderEliminar
  7. Não gosto de vinho do porto :|
    Mas o bolo tem um nome que realmente não apela muito à gula lol

    ResponderEliminar
  8. Que bom asepcto! =)

    Eu cortava só era na parte do vinho do Porto e no excesso de açúcar =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. O nome não faz efectivamente juz ao bolo :) Tivesse eu jeito para a doçaria...

    ResponderEliminar
  10. quem vê caras não vê corações, quem vê aspectos não vê sabores ;)

    ResponderEliminar
  11. O bolo ficou com um óptimo aspecto. Nunca provei esse bolo, mas de facto pelo aspecto não acho que o sabor faça juz ao nome :)

    http://deverasoriginal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. mas que bom aspecto =)
    bjs*

    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Ahahah que rico nome ;)

    Mas olha que isto não se faz. Eu venho até aqui ler as tuas [maravilhosas] palavras, e não para me desencaminhares! ;)))) Estou tentada a experimentar isto e depois lá se foi uma semana inteira de ginásio em vão. :P

    THE GLITTER SIDE
    Facebook

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Quanto ao aspecto tens razão, mas quem vê caras não vê corações :) juntar avelãs, vinho do porto, canela e açucar amarelo, cheira-me a "coisa" MUITO boa!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que bom, mesmo bolos assim simples para mim tem bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  17. É uma delicia! Mas é raro eu fazer bolos... Aliás, é raro eu cozinhar! Eu faço sopas e pouco mais.

    ResponderEliminar
  18. Espero que esteja tudo bem...Estou a estranhar não te ver online...Estou mal acostumada é o que é.

    ResponderEliminar
  19. Pelo nome que tem eu não tinha vontade de provar mas após ver como é tenho a dizer que fiquei com vontade de fazer um e experimentar :)

    ResponderEliminar
  20. R., tenho saudades!! espero que esteja tudo bem!

    ResponderEliminar
  21. Pareceu-me mesmo bom! Obrigada pela partilha!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  22. Querida R., estou a estranhar imenso a tua ausência. Presumo que se tivesses desistido de postar terias dito alguma coisa. Não sei o que se está a passar, espero que apenas estejas muito ocupada com o trabalho, e que não estejas doente....
    Não, isto não é curiosidade, é preocupação... nunca pensei ficar tão preocupada por alguém que nunca vi.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho da preocupação! Todos os dias passo por cá à espera de ver um novo post :/

      Eliminar
    2. Já somos três... tanto tempo sem dizer nada.. hum!
      Quero acreditar que está a aproveitar umas merecidas e relaxantes férias, longe de tudo o que implique mexer um dedo (onde se inclui escrever portanto...) !

      Eliminar
    3. ja somos é 4 a estranhar...realmente 4 semanas é mt tempo p tanta ausencia
      espero que esteja tudo bem
      dá noticias em breve
      bjs*

      http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

      Eliminar
    4. correcção queria dizer 2 semanas e disse 4
      volta em breve ou pelo menos dá noticias
      bjs*

      http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

      Eliminar
    5. E aqui está a 5ª pessoa... Já enviei um mail há umas semanas e até agora nada de nada :/ Se alguém entretanto souber alguma coisa, informe, sff!

      Eliminar
  23. E pronto,uma pessoa fica ausente uns bons tempos. Quando regressa (finalmente), e visita o primeiro espaço da blogosfera (que tinha de ser o teu!), dá de caras com um bolo MARAVILHOSO! AIIIIII, ainda estou na dieta!!! Vais contribuir para uma grande facada nesta minha vida tão (not) certinha :D

    Bjs, já tinha saudades!

    ResponderEliminar
  24. Bom dia!!

    Eu devo devo ser a pessoa mais gulosa de todo o planeta Terra (bato o meu filho aos pontos!!!) e ver assim este bolinho deu-me cá uma vontade de o cumprimentar pessoalmente!!! :) Parece ser saboroso!!, com uma meia de leite... Hmmmm...

    Beijocas,
    Sapatinho

    http://modanosapatinho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Vem uma pessoa aqui cheia de boas intenções e...vê isto!
    Já nem me lembro o que vinha fazer; vou mas é já direitinha à cozinha com esta página aberta!
    Fiquei a salivar!
    SCHLEP!

    ResponderEliminar
  26. Isso tem bom aspecto!!!!!!!! Demasiado bom aspecto, até!!! LOLOL

    Beijoo*******

    ResponderEliminar
  27. Onde andas R.? Temos saudades!!! :(

    bj

    ResponderEliminar
  28. Dou comigo nas tarefas mais mundanas a perguntar-me por onde andarás, que já não te leio há tanto tempo...
    Onde andas moça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. faço a mesma pergunta. alguém sabe alguma coisa dela?
      bjs*

      http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

      Eliminar
  29. É só para avisar que eu estou sentadita caladita aqui à espera de mais posts desde Junho...
    Está tudo bem?

    ResponderEliminar
  30. Pois é. Como diz o sexo e a idade, estamos a estranhar um tão grande silêncio. Quer dizer, cada um sabe de si, mas um allô a dizer que está tudo bem, até deixava o pessoal mais sossegadito :)
    Espero sinceramente que esteja tudo bem por aí.

    ResponderEliminar
  31. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderEliminar
  32. Bem, uma pessoa ausenta-se da sua blogosfera durante uns tempos e quando volta, é só blogues de qualidade a apanhar moscas. Anda, R., anda. Estamos todos à tua espera, pá!

    ResponderEliminar