25 de março de 2013

Comunicado à Nação | Statement to the Nation

Uma vez li que «num blog, o seu autor passa a música que lhe aprouver, e só dança quem quer». Adicione-se isso ao facto de a maioria que tem a sua própria página desejar, efectivamente, encontrar leitores interessados -- porque se fosse para falarmos sozinhos, estávamos a falar para as paredes. Como resultado, apraz-me concluir: se eu escrevo sobre alhos, espero que leiam "os alhos"; e se se sentirem impelidos a comentar, que seja acerca deste característico condimento culinário. A modos que me aborrece escrever sobre "alhos" e receber comentários de "bugalhos". A não leitura do que publicamos no nosso blog é um direito que assiste a todos os que o visitam.

E assim vamos de Umbilicalidades nesta Segunda-feira cinzenta, fria e chuvosa.

I’ve read once that «in a blog, its author provides entertainment through music, and the ones who want it, dance». Add the idea that the ones who have their own page long for interested readers, effectively -- because if we were to talk alone, we were talking to the walls. As a result, I’d please to say: if I write about apples, I hope you read "the apples"; and if someone feels compelled to comment, I hope that it is about this edible fruit. It bothers me writing about "apples" and get comments about "pears". Not reading what we publish on our blog is a right of the ones who visit it.

And that’s all I have to say on this gray, cold and rainy Monday.

41 comentários:

  1. Adoro e mandei uma gargalhada dos teus "alhos" e dos "bugalhos" dos outros ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que me deixam pior que estragada...

      Eliminar
    2. Falando em bugalhos. Porque será que não te imagino com outro rosto que não seja o da fotografia de perfil?

      Eliminar
  2. para não falar das fases que as borboletas passam desde crisálida até à sua forma final..

    desculpa, não li o teu post, não sei se a minha resposta tá certa..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que é mais ou menos o mesmo que os mosquitos no norte de África influenciarem a proliferação das lojas de chineses na Europa... 8-)

      Eliminar
  3. Ahahahah, curtíssima! :D
    (Quem é vivo sempre aparece)*

    ResponderEliminar
  4. Acontece-me muito falar de alhos e comentarem bugalhos, faz parte, parece-me.

    ResponderEliminar
  5. Concordo, acho que todos gostamos que nos leam e compreendam o que escrevemos, mas temos que aceitar que por vezes falamos em "codigo" e nem sempre quem nos le consegue decifar; por isso acho que até isso faz parte.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso este post veio mais a propósito das respostas que vão deixando no nosso blog a propósito de coisas de outros blogs. É que nem sequer disfarçam o ter vindo aqui marcar presença. :-S

      Eliminar
  6. Concordo com o que escreveste, mas todos nós gostamos que uma imensidão de pessoas leiam o que escrevemos e se identifiquem, mas às vezes isso nem sempre acontece :)

    R: Amava ir a NY!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem que ser uma imensidão, Audrey. Se forem poucos, mas absorverem o que lhes estamos a dar, já é bem bom. :-)

      Eliminar
  7. Tens toda a razão!!! Infelismente algumas pessoas comentam sem sequer pararem para ler o que escrevemos, na esperança de conseguirem mais um seguidor para o blog delas...
    Se não fosse para ler, mais valia fazer-mos posts em branco e falarmos com o nosso reflexo ao espelho :)

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  8. oh R., mas às vezes, aqui como na vida "real", pode haver mal-entendidos, falta de sintonia, mas coisas sem maldade. Interpretações que não se encontram, não sei.
    Sobre a intenção dos comentários: eu, que me lembre, nunca escrevi nada por favor ou com segundas intenções. Se o faço é porque me apetece de verdade, mesmo que seja uma parvoíce. Muitas vezes leio mas não comento, porque não tenho nada a acrescentar, às vezes é melhor. Dias soalheiros virão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wallis, como disse em cima, este post prendia-se mais com o facto de usarem a nossa caixa de comentários para deixar respostas de blogs alheios. A coisa é até mais simples do que provavelmente a fiz parecer. Não se trata de males entendidos, mas de "eu não quero saber do que acabaste de escrever; eu só quero deixar um registo para receber uma visita -- ou visitas -- mais tarde".

      Eliminar
  9. Já me aconteceu também. É mesmo assim.

    ResponderEliminar
  10. É por essas e por outras que os meus comentários aguardam moderação ;)
    Tive sorte ainda não tive de não publicar nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pensei fazê-lo por aqui também, Diogo. Mas retira um bocado a espontaneidade à coisa, não achas? Se bem que, por um lado, nos dá uma rede de conforto... Em que é que ficamos? :-D

      Eliminar
    2. Ficamos na rede de conforto. Pode ser?

      Eliminar
    3. Nem parece teu, Diogo. Nunca me pareceste confirmado e pouco arriscado... :-P

      Eliminar
    4. Falo neste caso específico.
      Aqui a espontaneidade pode dar lugar a um comentário menos capaz e acho que não vale a pena, prefiro ter um pouco de controlo, apesar de poder eliminar os comentários...Agora vendo bem se calhar dou-te razão :D

      Eliminar
    5. Se este é um espaço aberto, quero que os comentadores se sintam a escrever o que lhes der na real gana. Mas não tenhas dúvidas que se um dia algum comentário não me cheirar, porque é demasiado ofensivo ou enfadonho, o retiro. É como termos um museu aberto: se lá for um cromo deixar uma peça que não é arte, só podemos arrumar ao final do dia, não é? ;-)

      Eliminar
    6. Isso já aconteceu. Existe um gajo que vai aos museus e pendura quadros e obras próprias, acontece que quem vê admira como se de arte se tratasse, que se trata. Esta saiu ao lado, mas a tua pergunta fez-me lembrar este personagem.
      Tens a certeza que tiras?
      Eu não tenho a certeza se conseguiria não aprovar, excepto por pedido.

      Eliminar
    7. Não me digas que tens pessoas a comentar e a pedir para não aprovarem comentários!!! Ele há com cada doido(a)... 8-)

      Eliminar
    8. Não ;) só estou a dar o exemplo da única forma de cancelar um comentário :) sou fiel aos meus leitores.
      Estou a ser um pouco contraditório, se não cancelo a publicação porque os tenho a aguardar aprovação?

      Eliminar
    9. Vá, se alguém te pedir para não aprovares, não será contradição, pois não?

      Eliminar
    10. Não claro que não, respeito em silêncio. A contradição aparece quando os comentários precisam ser aprovados por mim e ao mesmo tempo sei que, muito provavelmente, não irei cancelar qualquer comentário.então para que serve a triagem? Incongruência.

      Eliminar
    11. Estás a repensar o modus operandis? Eu cá não acho incongruência da tua parte. Podes às vezes prevenir eventuais e desnecessárias notas mordazes e rudes.

      Eliminar
  11. As pessoas lêm mas são capazes ou de não ler tudo ou de acabar por desabafar dos seus próprios "problemas" .

    Por acaso acho que até ao momento, tive sorte. =P

    Beijocas


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for por identificação directa com o que escrevemos, não me parece mal.

      Eliminar
  12. Em princípio, todos os blogs são escritos com um determinado intuito e, conscientemente ou não, direcionados para um determinado público, o que vai determinar a assiduidade e/ ou sucesso do blog! Se tiver qualidade, irá ter público! Quem gosta, fica sempre!! Um brinde à genuinidade e à frontalidade de quem cria um blog e consegue juntar massas e mover mentalidades!!

    Beijocas,
    Sapatinho
    http://modanosapatinho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um brinde a esses. E que os nossos o sejam também um dia... ;-)

      Eliminar
  13. Eu só comento aquilo que leio e o que me apetece comentar. Aliás há algo de estranho no facto de certas pessoas se seguirem umas às outras e depois não se comentarem... então porque é que são followers? Eu só sigo quem me interessa, de acordo com os meus gostos, e muitas vezes também comento noutros blogs dos quais não sou seguidora, mas que por vezes dizem algo que me faz querer dizer qualquer coisa.
    Nunca compreendi esta febre de ter dezenas, centenas, milhares de seguidores, como se um blog que tivesse milhares de seguidores fosse melhor que um que está às moscas. Claro que tudo depende das razões pelas quais um blog é feito. Há quem o faça para tentar ganhar a vida, eu fiz o meu apenas para mim própria. Claro que adoro que alguém me leia, mas esse não foi nunca o meu ponto de partida.Mas acho muito bem que quem queira tirar dividendos o faça. No fundo gostaria que alguém lesse e comentasse aquilo que diz seguir. Seguidores que estão lá apenas para se publicitarem a eles próprios, era desnecessário, porque não comentam nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Laura, foste tocar num ponto fulcral: eu estou nesta coisa há mês e meio e já me tinha indagado acerca de determinados seguidores. Há deles que nunca deixaram uma palavrinha sequer, ao menos para que percebesse por que decidiram seguir-nos! Se a ideia é que publicitar-se a si próprios, penso que é um tiro ao lado... Dividendos do blog? Ainda me hão-de explicar como é que isso se faz. :-)

      Eliminar