8 de março de 2013

Este post não é sobre o Dia da Mulher | This post isn't about Women's Day

Às filhas que a Natureza me arrancou do ventre, às minhas futuras filhas, à minha mãe, à minha segunda mãe, à minha liiiiiiiiiiiiinda sobrinha e afilhada, às minhas avós, à minha madrinha, às minhas tias, às minhas primas, às primas das minhas primas, às minhas cunhadas, às potenciais noras, quem sabe às minhas netas, às minhas amigas, às amigas das minhas amigas, às bloggers por esse mundo fora, às mulheres que encontrei e de quem gostei, às outras que me foram indiferentes, e mesmo àquelas que me foram amargas: não tenho vontade de vos desejar um feliz Dia da Mulher. Queria antes lembrar que somos nós o engenho da humanidade, e que por isso merecemos os 365 dias de calendário.

To the daughters that Nature pulled out of my womb, my future daughters, my mother, my second mother, my beautiful niece and goddaughter, my grandmothers, my godmother, my aunts, my female cousins, the female cousins of my cousins, to my sisters-in-law, to the potential daughters-in-law, who knows to my own granddaughters, my female friends, the female friends of my friends, to the female bloggers of the world, to the women I once knew and whom I liked, to the ones that were indifferent to me, and even the ones that were bitter to me: I don’t feel like wishing you a happy Women’s Day. Instead, I’d like to remember that we are the humanity resourcefulness and, because of that, we deserve the 365 days of the calendar.

16 comentários:

  1. Right on! Acho uma fantochada este dia.
    Como se fôssemos uma minoria ou precisássemos de ser lembradas do que nos roubam em direitos civis, representatividade política e respeito (para não falar nas discrepâncias de salários, das penalizações laborais por metermos gente ao mundo, etc.) num dia e esquecidas nos outros 364.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto a maioria do mulherio aproveitar estes dias para ir guinchar em shows de strip, ainda temos um longo caminho a percorrer.

      Eliminar
  2. Já começo a ficar farto destes dias.:/

    ResponderEliminar
  3. A História já provou: somos mesmo o engenho e a força da humanidade. Proud :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até porque a humanidade não era humanidade se a mulher não desse à luz... a humanidade. :-)

      Eliminar
  4. Concordo em pleno. Mas para não banalizar muito é bom que um dia seja especial Só para lembrar as desigualdades que ainda existem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião este dia devia servir para trazer à memória as mulheres queimadas em defesa dos seus direitos. E pronto, já era uma grande efeméride.

      Eliminar
  5. Julgo que a utilidade deste é para os que desconhecem o verdadeiro poder da mulher, porque são diferentes dos homens, não superiores não inferiores, diferentes em tudo. Este dia também serve, e mais importante que o parágrafo anterior, pata lembrar às mulheres que ainda caminham com os olhos nas pedras da calçada com um olho negro atrás de uns óculos de sol e uma lágrima a pingar do queixo. Para as que não se valorizam perante o machismo de muitos e muitas também, que ainda acham que os homens são de pêlo no peito a dar murros, também na mesa, e mesmo assim se deixam ficar porque não sabem viver sozinhas. Pois digo-vos, nós é que não sabemos viver sozinhos, queremos sempre alguém, mesmo que seja apenas para usar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que bateste na tecla certa, Diogo: ainda há um grande estigma contra a mulher sozinha. É porque "ninguém a quer", chamam-na de "solteirona"... A questão é que as mulheres são realmente mais auto-suficientes do que os homens, mas o peso da história leva-as a desejar ter aquilo que é suposto terem: um homem.

      Eliminar
    2. Muitas vêem o homem como aquele que as protege e encaminha. Tão enganadas.
      As mulheres têm de ser independentes, durmam sozinhas ou acompanhadas, desinibidas, descomplexadas,.sonhadoras.
      E o homem mudará.

      Eliminar
    3. Se no teu blog disse acreditar conseguir viver até ver uma grande percentagem mudar de hábitos alimentares, nesta matéria penso que já ñ vou viver para ver.

      Eliminar
    4. Acho que existirão sempre os outros, mesmo que sejamos nós. Se conscientes das escolhas, por mim tudo bem.

      Eliminar
  6. Ah vamos deixar os pêlos no peito. Esta foi ao lado.

    ResponderEliminar