23 de fevereiro de 2013

O fim de uma era | The end of an era

 
Hoje acordei assustada. Talvez seja o fim de um ciclo, mas eu não estou preparada. É certo que me saberá bem não ter que acordar cedo ao Sábado, não ter que planear aulas durante a semana, mas mais do que um outro meio de sustento orçamental, este era um escape ao emprego sério e aborrecido que tenho de Segunda a Sexta-feira. Durante 5 dias por semana trabalho l-i-t-e-r-a-l-m-e-n-t-e para ganhar dinheiro. Faço-o sem prazer, apesar de investir todo o brio profissional (porque se é para fazer, faço-o bem). Mas é chato… Este sexto dia quase não soava a trabalho. Eu divertia-me com os miúdos, fazia aquilo que realmente gosto e para o qual estudei toda a vida, que é ensinar. Agora sinto-me meia perdida. Talvez seja a tão falada crise a bater também à minha porta. O que me preocupa não é perder este rendimento extra. É perder o prazer que ainda tenho o prazer de associar à palavra trabalho.
 
 
I woke up frightened today. Maybe this is the end of a cycle, but I'm not prepared to it. It’s true that it will be good not having to wake up early on a Saturday, not having to plan lessons during the week, but above being another means of budgetary support, this was an escape from my serious and dull job that I have between Monday and Friday. During 5 days a week I work l-i-t-e-r-a-l-l-y to earn money. I do it without pleasure, even if I invest all my professional pride (because if I have to do it, I do it well). But it’s boring… This sixth day didn’t sound like work. I enjoyed myself with the kids, I did what I really like to do and to what I’ve studied a life time, and that’s teaching. Now I feel kind of lost. Maybe this is the so called crisis knocking on my door. But what worries me the most is not loosing this extra income; it is loosing the pleasure I still have the pleasure to associate with the word “work”.
 
 

21 comentários:

  1. Trabalhar sem prazer é uma seca. Estive assim dois anos e, apesar de até ser bem remunerada, não tenho saudades NENHUMAS! Espero que te surjam novos projetos bem depressinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana ✈. Como sei que infelizmente eles não caem do céu, descanso uns tempos, e depois ponho pés ao caminho para encontrar alguma coisa que me preencha os Sábados e a ânsia de ensinar. :-)

      Eliminar
    2. E' esse o espirito :) Boa sorte!

      Eliminar
    3. Estarei à espreita para ver o que o futuro me reserva, Ana ✈.

      Eliminar
  2. Se me permites, elucida-me.
    Professora? de?
    Sem trabalho ou com um que é só mesmo trabalho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, professora de formação académica, mas a ensinar apenas aos Sábados (de há 5 ou 6 anos paras cá). De segunda a sexta trabalho na "indústria" capitalista com o simples propósito de ganhar dinheiro e alguma estabilidade financeira. ;-) Escolhas... Boas ou más, foram as que fiz.

      Eliminar
  3. Num banco?
    Olha eu sou técnico de óptica e estudo gestão à noite, deu-me para o terminar já nos trinta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo, não jogues no €milhões esta semana. ;-)
      Gestão? Com que intenção?

      Eliminar
  4. Óptica é que não. Futebol que esteve sempre presente e a sério até aos 18 ficou para hobby. Estava em contabilidade em 2003 mas achei muito chato.
    A Gestão sempre é uma área que me possibilita tirar uma pós-graduação em qualquer área de interesse.
    Ainda pensei em Matemática na vertente ensino, mas já não é possível à noite.
    Um dia destes dou é em produtor, para mim, e dá-se o êxodo urbano.

    ResponderEliminar
  5. Não! :D Cinema nem antes nem depois da camera. Apenas em frente ao ecrã.
    Produtor das minhas necessidades. Ora vê este post

    http://www.fat-new-world.com/2011/04/o-misterio-de-roseto-pennsylvania.html

    Fits?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom modo de contornar a crise e o capitalismo. Já existem comunidades assim em Portugal, mas eu julgo que não conseguia viver assim. Não quero ser escrava da sociedade, mas gosto um bocadinho da sua agitação. Quem sabe um dia, quando os anos pesarem mais...

      Eliminar
  6. O ponto fulcral deste caso não reside no isolamento geográfico mas sim no isolamento de parte da sociedade, a qual nos influência de forma negativa, se acreditares na premissa atitude gera atitude.
    No seguimento, noto que tenho o blog demasiado sério, sisudo, de agora em diante tentarei trazer a minha alegria diária pata o blog. Porque a segunda-feira é um dia como os outros, com muita brincadeira. Isto quem rima por último é quem rima melhor :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem disse que tinhas rimado por último?
      Com estes versos agora ficas em penúltimo! :-P

      Quanto ao blog, sim, acho que tens de dar todos os teus lados; porqe nós nunca somos só sérios, nem somos só brincadeira. Mesmo que pendamos especialmente para um dos lados.

      Isolarmos-nos apenas de parte da sociedade? Não sei se isso é possível, francamente. :-((

      Eliminar
    2. O isolamento não será um afastamento da convivência.
      Até porque não há melhor do que alguém que nos proporcione uma boa experiência.
      Não vais querer brincar às rimas R.

      Eliminar
  7. Post scriptum do post anterior.
    Googla downshifting.
    Priceless.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo, logo, que agora tenho de trabalhar. ;-)

      Eliminar
    2. Parece interessante, mas um pouquinho inalcançável. Agora que li, acho que posso concluir que somos todos downshifters. Uns mais bem sucedidos do que outros, claro. Mas agora diz-me: a simplicidade do conceito comporta "blogar"?

      Eliminar
  8. espero que não chegue tarde, alguns dias depois da tua pergunta :D
    Não acho que seja inalcançável. Temos é de estar preparados para algumas mudanças, por um pouco do consumismo e do facilitismo um pouco de lado, acredito que não seja fácil, contudo, para além do dinheiro nós procuramos é tempo para nós, pista fazer o que realmente gostamos mais cedo ou não tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nós gostamos de blogar, né? Eu gosto que este meu retorno me faça sentir o bichinho por procurar novas coisas para escrever todos os dias. Tenho uma data de rascunhos de textos prontos a postar, mas também não quero escrever grandes testamentos todos os dias. Pelo meio vou postando coisas light, que também fazem bem à saúde.

      Eliminar